São Judas Tadeu ou São Judas Apóstolo é um santo cristão e um dos doze apóstolos de Jesus. Seus outros nomes são Judas Tadeus, Judas Lebeus e Judas, irmão de Tiago. Ele é também conhecido como São Tadeu (em grego: Θαδδαῖος, transl. Thaddæus ou Thaddaeus em diferentes versões da Bíblia), e como São Matfiy (Фаддей, он же Иуда Иаковлев или Леввей, em russo) na tradição ortodoxa russa (junto com São Judas). Ele é às vezes identificado como sendo Judas, "irmão de Jesus", mas não deve ser confundido com Judas Iscariotes, também outro apóstolo, que traiu Jesus.
A Igreja Apostólica Armênia
honra Tadeu juntamente com São Bartolomeu como santo padroeiro e responsável por ter levado o Cristianismo à Arménia. É o santo patrono das causas desesperadas e das
causas perdidas na Igreja Católica Romana.
O atributo de São Judas é a maça ou o machado. Ele também é geralmente mostrado
nos ícones com uma chama à volta da
cabeça, que representa a sua
presença durante o Pentecostes, quando ele recebeu o Espírito Santo junto aos Doze apóstolos. Outro atributo comum é ver Judas Tadeu
segurando uma imagem de Jesus Cristo, a imagem de Edessa. Em algumas ocorrências, ele pode ser visto
segurando um rolo ou um livro
(supostamente a Epístola de Judas) ou uma
régua de carpinteiro.
Identidade
Possível
identificação com Judas, irmão de Jesus
Judas é claramente distinto de Judas Iscariotes, outro discípulo que seria o traidor de Jesus.
Judas é uma tradução do nome Ιούδας do original grego do Novo Testamento, o que por sua vez é uma variante de Judá, um nome muito comum entre os judeus da época.
"Judas, irmão de Tiago" ou
"Judas de Tiago" (na Vulgata, "Iudam Iacobi et Iudam Scarioth
qui fuit proditor") é mencionado apenas duas vezes no Novo Testamento:
nas listas apostólicas de Lucas, no Evangelho e nos Atos dos Apóstolos. O Evangelho de João também
menciona uma vez - em João 14:22
um discípulo chamado "Judas (não o Iscariotes)", o que geralmente é
aceito como sendo Judas Tadeu, embora alguns estudiosos vejam esta
identificação como sendo incerta. A frase "Judas de Tiago" pode
igualmente ser entendida como uma relação entre irmãos ou de pai e filho e, por
isso, as opiniões se dividem sobre Judas, o apóstolo, ser a mesma pessoa que Judas, irmão de Jesus, que
é mencionado em Marcos 6:3
e Mateus 13:55-57
(juntamente com outros irmãos de Jesus, inclusive
Tiago, o Justo), considerado pela tradição como sendo o autor
da Epístola de Tiago. Os
católicos acreditam, baseados na Bíblia e na Tradição, que os dois Judas são a mesma pessoa, enquanto que
os protestantes não.
Possível
identificação com Tadeu
Nas listas apostólicas de Mateus e Marcos, não se fala em
Judas, mas em Tadeu (ou, em alguns manuscritos de Mateus 10:3,
"Lebeus, de sobrenome Tadeu"). Isto levou muitos cristãos desde os
primeiros anos a harmonizar as listas propondo um "Judas Tadeu",
conhecido por ambos os nomes. Esta proposta se torna ainda mais plausível pelo
fato de que "Thaddeus" parece ter sido um apelido (veja Tadeu).
Uma complicação adicional está no fato de que o nome "Judas" foi
manchado por Judas Iscariotes. Já se
argumentou que por isso não é surpreendente que Marcos e Mateus se refiram a
ele por um outro nome.
Alguns estudiosos bíblicos rejeitam esta
teoria, porém, defendendo que Judas e Tadeu não são a mesma pessoa. Outros
então propuseram teorias alternativas para explicar a discrepância: uma
substituição de um pelo outro ainda durante o ministério de Jesus por conta de
uma suposta apostasia ou morte; a possibilidade que "doze" seria
um número simbólico ou uma estimativa[10] ou simplesmente que os nomes não foram preservados
de forma exata pela igreja antiga.
Tadeu, o apóstolo, é ainda geralmente
entendido como sendo distinto de Tadeu de Edessa, um dos Setenta Discípulos.
Tradição
e lenda
A tradição conta que São Judas pregou o
Evangelho na Judeia, Samaria, Idumeia, Síria, Mesopotâmia e Líbia antiga. Acredita-se também que ele visitou Beirute e Edessa, embora o emissário
desta última missão seja também identificado por outras fontes como sendo Tadeu de Edessa, um dos Setenta. Sua morte teria ocorrido
junto com a de Simão, o zelote na Pérsia,
onde teriam sido martirizados por um multidão insuflada por
sacerdotes de Zoroastro.
A lenda reporta ainda que São Judas teria
nascido de uma família judaica em Paneas, uma cidade na Galileia que, quando foi posteriormente reconstruída pelo Império Romano, foi renomeada para Cesareia de Filipe. É
quase certo que ele falava tanto o grego quanto o aramaico, assim como os seus contemporâneos naquela região, e
que era um fazendeiro de profissão. Ainda de acordo com a lenda, São Judas era
filho de Cleofas e sua esposa, Maria, uma irmã da Virgem Maria. Esta mesma
tradição afirma que seu pai fora assassinado por sua devoção aberta e
irrestrita ao Cristo ressucitado.
Embora São Gregório, o Iluminador
seja creditado como sendo o "Apóstolo dos Armênios", quando ele
batizou o rei Tirídates III em 301 d.C., convertendo os armênios, os apóstolos Judas e Bartolomeu são tradicionalmente acreditados como tendo pela
primeira vez levado o cristianismo para a Armênia e são, por isso, venerados como santos padroeiros pela
Igreja Apostólica Armênia.
Ligada à esta tradição estão os mosteiros de São Tadeu (hoje no norte
do Irã) e o São Bartolomeu
(hoje no sudeste da Turquia), ambos tendo sido construídos no que então era
parte da Armênia (província romana).
Suas relíquias se encontram supostamente na Basílica de São Pedro, em Roma,
para onde teriam sido trasladadas e são veneradas até hoje.