Ogum (em yoruba: Ògún) é, na mitologia yoruba, o orixá ferreiro, senhor dos metais. O próprio Ogum forjava suas ferramentas, tanto para a caça, como para a agricultura, e para a guerra. Na África seu culto é restrito aos homens, e existiam templos em Ondo, Ekiti e Oyo. Era o filho mais velho de Oduduwa, o fundador de Ifé, identificado no jogo do merindilogun pelos odu etaogunda, odi e obeogunda, representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba ogun.
Ogum é considerado o principal orixá a descer do Orun (o céu), para o Aiye (a Terra), após a criação, um dos semideuses visando uma futura vida humana. Em
comemoração a tal acontecimento, um de seus vários nomes é Oriki ou Osin Imole, que significa o "primeiro orixá a vir para a Terra".
Ogum foi provavelmente a primeira divindade cultuada pelos povos yorubá da África Ocidental. Acredita-se que ele tenha wo ile sun, que significa "afundar na terra e não morrer", em um lugar chamado 'Ire-Ekiti'.
É também chamado por Ògún, Ogoun, Gu, Ogou, Ogun e Oggún. Sua primeira aparição na mitologia foi como um caçador chamado Tobe Ode. Família
Família
É filho de Oduduwa e Yembo,
irmão de Xangô, Oxossi, Oxun e Eleggua. Ogum é o filho mais velho de
Odudua, o herói civilizador que fundou a cidade de Ifé. Quando Odudua esteve temporariamente
cego, Ogum tornou-se seu regente em Ifé.
Ogum é um orixá importantíssimo na África e no Brasil. Sua origem, de acordo com a história, data de eras remotas. Ogum é o
último imolé.Os Igba Imolé eram os duzentos orixás da direita que foram destruídos por Olodumaré após terem agido mal. A Ogum, o único Igba Imolé que restou, coube conduzir os Irun Imole, os outros quatrocentos orixás da esquerda.
Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.
O guerreiro
Era um guerreiro que brigava sem cessar contra os reinos vizinhos. Dessas expedições, ele trazia sempre um rico espólio e numerosos escravos. Guerreou contra a cidade de Ará e a destruiu. Saqueou e devastou muitos outros estados e apossou-se da cidade de Irê, matou o rei, aí instalou seu próprio filho no trono e regressou glorioso, usando ele mesmo o título de Oníìré, "Rei de Irê". Tem semelhança com o vodum Gu.
Arquétipo
De acordo com Pierre Verger, o arquétipo
de Ogum é o das pessoas fortes, aguerridas e impulsivas, incapazes de perdoar
as ofensas de que foram vítimas. Das pessoas que perseguem energicamente seus
objetivos e não se desencorajam facilmente. Daquelas que, nos momentos difíceis,
triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate e perdido toda a
esperança Das que possuem humor mutável, passando de furiosos acessos de raiva
ao mais tranqüilo dos comportamentos Finalmente, é o arquétipo das pessoas
impetuosas e arrogantes, daquelas que se arriscam a melindrar os outros por uma
certa falta de discrição quando lhe prestam serviços, mas que, devido à
sinceridade e franqueza de suas intenções, tornam-se difíceis de serem odiadas.
Aspecto
Na Santeria
Ogum é dono dos montes junto com Oshosi e dos caminhos junto
com Eleggua. Representa o
solitário hostil que vaga pelos caminhos. É um dos quatro Orixás guerreiros. Suas cores são o azul e branco ou branco e vermelho.No Candomblé Ogum é o Orixá ferreiro dono de todos os caminhos e encruzilhadas junto com seu irmão Exu, também é tido como irmão de Oxossi e uma ligação muito forte com Oxaguian de quem é inseparável, aparece como o Senhor das guerras e demandas, suas cores são Azul cobalto e o verde e na Umbanda sua cor é o vermelho.
Oferendas e danças
Sacrificam-se bodes, galos, galinhas-de-angola (macho),
pombos, e patos. Todos os orixás masculinos (agboros)
recebem sacrifícios de animais machos.
Diferentes mitologias
Ogum no Haiti (é um vodun haitiano, um loa) do fogo, do ferro, da caça, da política e da guerra. É o patrono dos guerreiros, e
normalmente é mostrado com seus artefatos: facão e espada, rum e tabaco. Ogum é um dos maridos de Erzulie e foi marido de Oyá e Oxum na mitologia yorubá.Tradicionalmente um guerreiro, Ogum é visto como uma poderosa divindade dos trabalhos em metal, semelhante à Ares e Hefesto na mitologia grega e Visvakarma na mitologia hindu. É representado, no Brasil, como São Jorge; como tal, é poderoso e triunfal, mas também exibe a raiva e destrutividade do guerreiro cuja força e violência pode virar contra a comunidade que ele serve.
Dá força através da profecia e magia, e é procurado para ajudar as pessoas a obter mais um governo que dê resposta às suas necessidades.
Candomblé
Na tradição religiosa afro-brasileira Candomblé, Ogum (como é
conhecida essa divindade yorubá no idioma
português) é frequentemente identificado com São Jorge. Isto acontece,
por exemplo, no estado do Rio Grande do Sul e na
cidade do Rio
de Janeiro. No entanto, Ogum também é representado por Santo Antonio, como
frequentemente é feito na região
nordeste do Brasil, por exemplo, na Bahia.
Qualidades de Ogum*
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Sete folhas mais
utilizada para Ogum
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Características
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Cuba
Em Cuba, na santeria e na Palo
Mayombe, ele é chamado de São Pedro, São Paulo, São João Batista, São
Miguel Arcanjo e São
Rafael Arcanjo.Dentro dessas crenças, Ogum é dono dos montes junto com Oshosi e dos caminhos junto com Eleggua. Representa o solitário hostil que vaga pelos caminhos. É um dos quatro orixás guerreiros. Suas cores são o verde e o preto. Ogum é considerado o Orisha dos ferreiros, das guerras, da tecnologia é violento e interessante.
Na mitologia Fon, Gu é o deus da guerra e patrono da deidade dos ferreiros e dos artesãos. Ele foi enviado à Terra para torná-la um local agradável para as pessoas viverem, e ele ainda não terminou sua tarefa.
Haiti
No Haiti, Ogoun é um lwa cultuado no vodun haitiano.
.A maioria dos africanos que foram levados como escravos para o Haiti eram da Costa da Guiné da África
ocidental, e seus descendentes são os primeiros praticantes de vodou
(aqueles africanos trazidos ao sul dos Estados Unidos, eram
primeiramente do reino de Congo). A
sobrevivência do sistema da crenças no novo mundo é notável,
embora as tradições mudem com o tempo. Uma das maiores diferenças, entretanto,
entre o vodun africano e o Haitiano é que
os africanos transplantados do Haiti foram obrigados a disfarçar o seu lwa, ou espíritos, como santos católicos romanos, neste
país, com Santiago el Mayor, num processo chamado sincretismo.
Outras características
Em todas as suas encarnações, segundo as diferentes
crenças, Ogum é impetuoso e de espírito marcial. Ele também está relacionado
com o sangue e, por esse motivo,
muitas vezes é chamado para curar doenças sanguíneas., em especial a anemia ferropriva, pois
acredita-se que a deficiência de ferro no organismo humano, seja a falta da
energia de Ogum.No culto dos orixás, ele aparece com outras identidades, tais como Ogum Akirum, Ogum Alagbede, Ogum Alara, Ogum Elemona, Ogum Ikole, Ogun Meji, Ogum Oloola, Ogum Onigbajamo, Ogum Onire, Ogun-un e Onile, sendo este último uma encarnação feminina.
Seus "filhos" aqui na Terra são pessoas fortes, que lutam na vida, são pessoas guerreiras que não descansam por nada, sempre ativas, combatem tudo. São verdadeiros peões. São pessoas corajosas, sem medo de se arriscar. São sérias e perseverantes